quarta-feira, 23 de março de 2011

Aterro do Mato da Cruz no programa "Portugal em Direto" na Antena 1

O assunto do abaixo-assinado contra a exploração da pedreira e o alargamento do aterro sanitário do Mato da Cruz foi ontem (22 de Março) abordado no programa "Portugal em Direto" na rádio Antena 1. 

O debate ocorreu em directo, com a jornalista Teresa Quintela, sendo os entrevistados:

- Berto Casquinha (morador de Arcena)
- Francisco Vale Antunes (Vereador do PS da Câmara Municipal de VFX e também Vogal no Conselho de Administração da Valorsul)
- Fernando Queirós (Administrador Executivo da Valorsul e ao que parece também ele do PS)


Ouvir o debate como passou na rádio:


Depois da jornalista ter perguntado qual a entidade que fez o estudo de impacto ambiental para o alargamento do aterro, o administrador da Valorsul, Fernando Queirós, tentou evitar uma resposta concreta.
Perante a insistência da jornalista, teve que pedir auxílio a um "técnico" (o actual director do aterro do Mato da Cruz) que estava presente na sala, para perceber que ainda não está a ser feito qualquer estudo de impacto ambiental. Continuou o resto da entrevista exaltado...


O tempo de intervenção foi curto e ficou ainda por referir que:
- As obras de alargamento já começaram apesar de ainda nenhum estudo de impacto ambiental ter sido aprovado (ver mais).
- A divulgação e consulta das populações, por parte da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia, tem sido praticamente nula.


Ficam também aqui as fotografias do Rio Crós-cós que foram apresentadas ao administrador da Valorsul Fernando Queirós. Apesar de estas fotografias terem sido tiradas a cerca de 50 metros do actual aterro sanitário, este administrador parece acreditar que esta poluição não está relacionada com o aterro. (Estas fotografias já tinham sido apresentadas num post anterior)

Água negra do Rio Crós-cós
Espuma na água do Rio Crós-cós
Até à próxima!

1 comentário:

  1. JÁ ALGUMA VEZ FORAM A UMA ASSEMBLEIA MUNICIPAL OU DE FREGUESIA? OU A UMA REUNIÃO PUBLICA MUNICIPAL OU DE FREGUESIA? PENSO QUE NÃO PORQUE TODOS OS PROBLEMAS DA FREGUESIA E DO CONCELHO SÃO DISCUTIDOS LÁ E O PUBLICO PODE ASSISTIR E INTERVIR.

    FICA A INFORMAÇÃO.

    APELO A TODOS OS PROPRIETÁRIOS DE HABITAÇÕES EM ARCENA, BOM SUCESSO, A-DOS-POTES, AREIAS, ALVERCA, MATO DA CRUZ, CALHANDRIZ, A-DOS LOUCOS A TODOS OS QUE MORAM NAS FREGUESIAS DE ALVERCA E CALHANDRIZ E QUE TÊM ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS PARA RESPONDEREM POR ESCRITO E DEFENDEREM AS VOSSAS CASAS PARA A MORADA ABAIXO INDICADA.

    TODA A POPULAÇÃO DA FREGUESIA DE ALVERCA E CALHANDRIZ DEVE ESCREVER PARA A SEGUINTE MORADA:Agência Portuguesa do Ambiente
    Rua da Murgueira, 9/9A - Zambujal
    2611-865 Amadora

    A/C do Director-Geral da Agência Portuguesa do Ambiente

    COM A REFERÊNCIA ABAIXO DESCRITA:


    Câmaras Municipais da Área de Localização do Projecto

    CÂMARA MUNICIPAL DE VILA FRANCA DE XIRA
    Praça Afonso Albuquerque, 2
    2600-093 VILA FRANCA DE XIRA

    Entidades

    Proponente
    CIMPOR, SA

    Autor do Estudo de Impacte Ambiental
    VISA, Consultores de Geologia Aplicada e Engenharia do Ambiente, S.A

    ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL
    PROJECTO DA PEDREIRA “ARCENA”
    (VILA FRANCA DE XIRA)
    E.101839.06.01.aa RESUMO NÃO TÉCNICO 1


    No âmbito do processo da Consulta Pública serão consideradas e apreciadas todas as exposições que especificamente se relacionem com o projecto em avaliação.
    Estas exposições devem ser apresentadas por escrito e enviadas ao Director-Geral da Agência Portuguesa do Ambiente até à Data Final da Consulta Pública.

    ResponderEliminar