quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Notícia da Rádio Íris: "Estado d'Arcena" reclama decisão sobre pedreira

Recorde-se que o projecto do alargamento do aterro sanitário da Valorsul caiu por terra, depois da Câmara Municipal ter retirado o interesse público municipal e alterado o Plano Director Municipal (PDM).

A exploração da pedreira estava a ser antecipada devido à necessidade de alargamento do aterro.

Com a situação alterada, o movimento cívico considera que o projecto deve voltar à estaca zero, como explica José Avelar.



A presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha, reafirmou que decisão sobre a pedreira não cabe ao município.




Continua por decidir que avança a exploração da pedreira de Margas e Calcários na serra de Arcena, freguesia de Alverca.

À IRISFM o Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território refere que "no presente procedimento de avaliação de impacte ambiental, a Agência Portuguesa do Ambiente, propôs a emissão de declaração de impacte ambiental desfavorável, com fundamento na apreciação técnica feita pela Comissão de Avaliação, a qual foi notificada à proponente (Cimpor) para se pronunciar em sede de audiência prévia, pelo prazo de 10 dias úteis legalmente previstos".

O Ministério diz também que "a Cimpor veio solicitar a prorrogação do prazo para se pronunciar e quando estava a terminar esse prazo solicitou nova prorrogação por precisar de recolher informação e estudos adicionais para se pronunciar quanto à proposta de decisão desfavorável. Recebida a pronúncia por parte do proponente, entendeu o Ministério determinar diligências complementares junto da Câmara Municipal de Vila de Franca de Xira. Como tal, neste momento ainda não existe decisão, existe antes uma proposta de decisão".


Ver nóticia na página da Rádio Íris


Até à próxima!

Sem comentários:

Enviar um comentário